Com essa nova estrutura, Campinas amplia sua capacidade de armazenamento para 196 milhões de litros, beneficiando mais de 750 mil moradores.
Na manhã desta terça-feira (4), foi entregue o 20º reservatório do Plano Campinas 2030, um projeto que busca garantir o abastecimento de água da cidade e prepará-la para os desafios das mudanças climáticas. A inauguração ocorreu no bairro Ponte Preta e contou com a presença do prefeito Dário Saadi, do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, e outras autoridades.
Construído em concreto armado, o reservatório tem capacidade para armazenar 6 milhões de litros de água potável, atendendo 131.124 moradores de bairros como Bonfim, Guanabara, Jardim Novo Botafogo, Botafogo, Taquaral, Vila Eduardo Lane, Vila Itapura, Vila Estanislau, Bosque, Jardim Primavera, Nova Campinas, Bueno de Miranda, Cambuí, Centro e Jardim Proença. O investimento total na obra foi de R$ 13.161.473,21.
O prefeito Dário Saadi ressaltou a importância desse tipo de ação para a segurança hídrica do município. “Estamos avançando não apenas na construção de reservatórios, mas também na substituição de 460 quilômetros de redes de distribuição. Campinas se destaca como uma das cidades com menor índice de perdas de água. É essencial pensarmos no futuro e nos desafios das mudanças climáticas”, afirmou.
Com os 20 novos reservatórios, a cidade ganhou mais 54 milhões de litros de capacidade de armazenamento, totalizando 196 milhões de litros. Esse volume permite garantir até 20 horas de abastecimento mesmo em situações emergenciais, como falhas no fornecimento de energia ou problemas ambientais que impeçam a captação de água nos rios.
Ao todo, os reservatórios reforçam o abastecimento em mais de 350 bairros e beneficiam cerca de 750 mil moradores. O investimento global para essas obras foi de R$ 117,4 milhões. Além disso, a renovação da rede de distribuição elevou a taxa de cobertura de abastecimento regular para 99,95% da cidade. “Hoje, praticamente toda Campinas recebe água tratada com qualidade e regularidade, como a fornecida pela Sanasa”, destacou o presidente Manuelito Magalhães Júnior.
Revitalização da área
O reservatório do bairro Ponte Preta também recebeu uma pintura especial assinada pelo artista plástico Rogério Pedro, cujas obras estão presentes em diversas cidades do Brasil e do exterior. Além disso, a Sanasa promoveu melhorias na praça ao lado, reformando a quadra de basquete, a área de convivência com mesas e a academia ao ar livre voltada para a terceira idade. O espaço ainda recebeu um novo piso e pintura, incluindo um jogo de amarelinha para as crianças.