Fogo já causou pelo menos 16 mortes no estado.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, não poupou críticas às autoridades que estão tentando controlar os incêndios na Califórnia. Ele mandou a real numa postagem na rede Truth Social:
“Os incêndios estão rolando em Los Angeles, e esses políticos incompetentes não fazem ideia de como resolver isso. Milhares de casas incríveis já foram destruídas, e outras vão pelo mesmo caminho. Gente perdendo a vida em tudo que é canto. É uma das piores tragédias que nosso país já viu. E eles simplesmente não conseguem apagar o fogo. O que tá pegando com eles?”, disparou o republicano.
Enquanto isso, as autoridades da Califórnia estão pedindo para Trump dar as caras por lá e conferir de perto os estragos. O governador Gavin Newsom até mandou uma carta na sexta-feira (10), chamando o presidente eleito pra visitar o estado e ver a destruição com os próprios olhos.
“Já que você tá se preparando pra reassumir a presidência, convido você a vir à Califórnia de novo. Venha conhecer os americanos que estão sofrendo com esses incêndios, ver de perto o que tá acontecendo e agradecer os bombeiros e socorristas que estão arriscando a vida pra salvar os outros”, escreveu Newsom, que compartilhou a carta na sua conta do X (antigo Twitter).
No sábado (11), Kathryn Barger, chefe do Conselho de Supervisores do Condado de Los Angeles, também chamou Trump pra visitar a região e conferir o tamanho do estrago causado pelos incêndios, que começaram no dia 7 de janeiro.
Até agora, pelo menos 16 pessoas morreram por causa do fogo, e os incêndios nas áreas de Eaton, Hurst, Kenneth e Palisades já destruíram mais de 153 quilômetros quadrados.
Mas o número de vítimas pode ser maior, porque tem muitas áreas que as equipes de resgate ainda não conseguiram acessar.