Imagina olhar pro rio e ver água azul turquesa? Pois foi isso que rolou em Jundiaí (SP), depois que uma carreta carregada com corante industrial bateu num poste e derramou cerca de 2 mil litros do produto no Córrego das Tulipas. Resultado: água azul, peixes azuis, gansos e patos coloridos! 🦆🐟💙
📌 Resumo da novela: corante caiu no córrego, virou tudo azul, Indaiatuba cortou a captação por segurança, ninguém ficou sem água, mas os patos passaram por uma fase Smurf.
⚠️ Indaiatuba fecha a torneira — por precaução
Mesmo sem o corante ter chegado até Indaiatuba, a prefeitura decidiu interromper a captação de água do Rio Jundiaí por precaução. O manancial é usado de vez em quando pra reforçar o abastecimento da cidade, então não teve impacto no fornecimento. A cidade se mantém abastecida por outros rios e represas, como:- Ribeirão Piraí
- Rio Capivari-Mirim
- Represa Cupini
- Represa do Morungaba
- Córrego da Barrinha
- Córrego do Barnabé
🧪 E o corante, faz mal?
Segundo a Cetesb, o produto tem baixa toxicidade e contém ácido acético. Ele é usado pra tingir coisas como caixas de ovos, tem cheiro forte, mas não contaminou a água — só coloriu mesmo. Mesmo assim, os efeitos visuais foram intensos: mais de 100 peixes mortos foram encontrados, e aves como gansos e patos ficaram azuis. 😬 A ONG Mata Ciliar resgatou alguns deles e fez procedimentos de desintoxicação, apesar da Cetesb dizer que não houve sinais de envenenamento.🧐 E agora?
A empresa dona do corante já recebeu visita da Defesa Civil e da Cetesb, que deve aplicar medidas administrativas nos próximos dias. Enquanto isso, o pessoal segue monitorando a situação — tanto a água quanto os animais.📌 Resumo da novela: corante caiu no córrego, virou tudo azul, Indaiatuba cortou a captação por segurança, ninguém ficou sem água, mas os patos passaram por uma fase Smurf.