Mesmo com a liberdade religiosa garantida por lei, o Brasil tem visto um aumento nas críticas e ataques contra cristãos, principalmente nas redes sociais e em espaços como universidades. A tendência tem preocupado especialistas, que veem um avanço da intolerância disfarçada de "crítica cultural".
📌 Liberdade religiosa vale pra todo mundo — inclusive pra quem crê. ✍️ Você acha que há perseguição contra cristãos no Brasil?
✝️ O que está acontecendo?
Religiões cristãs, como o catolicismo e o protestantismo, estão sendo cada vez mais alvo de piadas, ataques virtuais e cancelamentos — mesmo em um país majoritariamente cristão. Entre os casos recentes:- 🧎♂️ O frei Gilson foi atacado na internet e acusado de ligação política com Bolsonaro — mesmo sem nunca ter declarado apoio a nenhum candidato.
- 🎤 Em 2023, Claudia Leitte virou alvo de denúncia ao Ministério Público por trocar uma referência a Yemanjá por “Yeshua” (Jesus) em uma música. Ela é evangélica e foi acusada de desrespeito religioso.
🧠 O que dizem os especialistas?
O alerta é claro: “Criticar religião não é o mesmo que combater preconceito”. A ideia é que, em vez de diálogo, o que tem crescido é a criminalização simbólica da fé cristã, o que pode abrir espaço pra intolerância camuflada de opinião.📌 Liberdade religiosa vale pra todo mundo — inclusive pra quem crê. ✍️ Você acha que há perseguição contra cristãos no Brasil?