Dirigir distraído rende mais multas em Campinas, e já subiu 22,7%; veja como escapar dessa dor de cabeça

A multa é leve, custa R$ 88,38 e ainda soma três pontos na carteira.

As penalidades por dirigir sem atenção cresceram 22,72% em Campinas (SP) entre 2023 e 2024. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa infração é considerada leve e resulta em uma multa de R$ 88,38, além de três pontos na CNH.

O levantamento comparou os dez primeiros meses de 2023 e 2024. Nesse período, o número de autuações subiu de 264 para 324.

🚗 Distrair-se ao volante é perigoso, mas acontece bastante

Mesmo sendo arriscado, se distrair dirigindo não é raro. Coisas simples como conversar com quem está no carro ou comer enquanto dirige podem tirar sua atenção. E isso não só pode gerar multa, mas também causar acidentes graves.

Cesar Urnhani, especialista em mobilidade e piloto de testes, explica que muita gente não se dá conta de como algumas atitudes comuns podem ser perigosas no trânsito. Alguns segundos de distração podem acabar em atropelamentos ou batidas.

“A distração parece algo bobo, mas olha só: se você está numa rodovia a 80 km/h e vira a cabeça para ver um acidente, a cada segundo distraído você anda 22 metros. Agora, se você desvia o olhar por 3 segundos, já percorreu 66 metros sem atenção. E se o trânsito para? Você pode bater no carro da frente.”

📜 O que diz a lei?

Segundo o artigo 169 do CTB, é infração dirigir sem atenção ou sem os cuidados necessários para garantir a segurança. Essa regra vale tanto com o carro em movimento quanto parado temporariamente, como num semáforo fechado, por exemplo.

🤔 O que pode dar multa?

Veja algumas situações que podem ser consideradas infrações:

  • Beber ou fumar tirando as duas mãos do volante;
  • Comer enquanto dirige;
  • Conversar demais com o passageiro;
  • Olhar para o lado para falar com um pedestre;
  • Assistir TV ou usar aparelhos como DVD;
  • Passar maquiagem dirigindo;
  • Transportar animais soltos dentro do carro.

Evite essas atitudes para não levar multa e, mais importante, para garantir sua segurança e a de todos no trânsito!

0%