Sanasa terá reajuste de 5,92% na conta de água e esgoto; nova tarifa começa a valer em fevereiro

A galera vai pagar mais caro pela água e esgoto em Campinas: a agência reguladora ARES-PCJ confirmou que a tarifa da Sanasa vai subir 5,92%. A nova tabela começa a valer em fevereiro de 2025 e segue até janeiro de 2027. O aumento foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Regulação e Controle Social na sexta-feira (20).

O motivo do reajuste? Segundo a agência, foram analisados vários custos que aumentaram, como dólar, energia elétrica, combustível e a taxa de juros (Selic). Apesar disso, o índice aprovado ficou bem abaixo da defasagem de 9,07% que a agência identificou. “Mesmo com a defasagem, decidimos por um aumento menor”, disse o órgão.

O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, destacou que o aumento ficou abaixo da correção da poupança, o que é um ponto positivo. Ele também falou dos avanços em Campinas entre 2021 e 2024: segurança hídrica melhorou, 20 reservatórios de água tratada foram finalizados, somando 196 milhões de litros de reserva, e mais de 460 km de redes antigas foram substituídos. Além disso, 94% dos serviços agora são concluídos dentro do prazo. "A gente lidera o ranking do saneamento entre as cidades com mais de 500 mil habitantes e universalizamos o saneamento 10 anos antes do prazo", comemorou.

Pra quem está se perguntando, esse aumento ainda é menor do que o que outras empresas de saneamento tiveram em outras regiões do país. Então, pelo menos, o bolso do campineiro não sentirá tanto quanto poderia.

0%