Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, era dono da aeronave que caiu na zona oeste da capital.
O advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, foi uma das vítimas fatais da queda de um avião de pequeno porte na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Além dele, o piloto da aeronave, Gustavo Carneiro Medeiros, também perdeu a vida.
Carpena era CEO do escritório Carpena Advogados, com sede em Porto Alegre. Natural da capital gaúcha, ele deixa esposa e três filhos.
A OAB do Rio Grande do Sul lamentou profundamente sua morte. O presidente da Ordem, Leonardo Lamachia, enviou condolências à família, amigos e colegas. "Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do colega Márcio Carpena, que teve uma trajetória brilhante na advocacia. Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade a todos que sentem essa perda", disse.
A PUC-RS, onde Carpena lecionou por anos, também se manifestou, lembrando que ele foi professor da Escola de Direito entre 2001 e 2009, quando pediu licença para focar no seu escritório. "Neste momento difícil, expressamos nosso pesar e solidariedade à família e amigos", declarou a universidade.
Carpena se formou em Direito pela PUCRS em 1999 e, quatro anos depois, concluiu o mestrado em Direito Processual Civil na mesma instituição. Especialista na área contenciosa civil, ele atuava em tribunais de diferentes instâncias, além de dar palestras e ter presidido a Academia Brasileira de Direito Processual Civil entre 2003 e 2009.
O avião, que pertencia ao advogado, tinha feito seu primeiro voo há cerca de seis semanas, com destino ao Uruguai.