O número de multas pra quem invade os corredores de ônibus em Campinas cresceu 72,9% no último ano, chegando a 6,2 mil autuações. Em 2023, foram 3.623 infrações registradas pelo uso indevido dessas faixas exclusivas, de acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).
Na cidade, 17 ruas têm faixas exclusivas para ônibus. Além disso, os corredores do BRT são de uso exclusivo e funcionam o tempo todo – confira os locais mais abaixo.
Desde dezembro, um trecho do Corredor BRT Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras, passou a ser fiscalizado à distância, por câmeras. Só em janeiro deste ano, foram 189 multas aplicadas nesse ponto.
Como rola a fiscalização?
A fiscalização acontece tanto com agentes de trânsito nas ruas, principalmente nos horários de maior movimento, quanto por câmeras que monitoram os corredores.
“Respeitar as faixas exclusivas dos ônibus, principalmente nos corredores BRT, é um ato de cidadania e ajuda todo mundo. Esses corredores deixam o transporte coletivo mais rápido e eficiente, beneficiando quem escolhe um meio mais sustentável pra se locomover”, diz o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Câmeras na Amoreiras já registraram 325 multas
Desde o começo de dezembro, um trecho do Corredor BRT Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras, passou a ter fiscalização remota com câmeras que têm visão de 360 graus. Elas ficam no semáforo do cruzamento da Amoreiras com as ruas Laranjal Paulista e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite.
O monitoramento e as autuações são feitos pela Central de Monitoramento de Operações da Emdec. Entre dezembro e janeiro, 325 multas foram aplicadas só com esse sistema. Em dezembro foram 136, e em janeiro, 189.
Onde ficam as faixas exclusivas?
Confira as ruas que contam com faixas exclusivas para ônibus em Campinas:
- Lix da Cunha
- Francisco Glicério
- Dr. Campos Sales
- Corredor Central (Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Irmã Serafina)
- Benjamin Constant
- Andrade Neves
- José Paulino
- General Osório
- Carolina Florence
- Buarque de Macedo
- Saudade
- Abolição
- Júlio de Mesquita
Corredores do BRT
Os corredores do BRT são de uso exclusivo dos ônibus dessa linha o tempo todo. Mas pra melhorar o fluxo do trânsito, algumas faixas exclusivas funcionam só em horários de pico: das 6h às 8h e das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Veja os locais:
- Avenida John Boyd Dunlop (Corredor Campo Grande)
- Amoreiras
- Piracicaba
- Ruy Rodriguez
- Camucim (Corredor Ouro Verde)
Multa pesada!
Segundo o artigo 184 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), andar nas faixas exclusivas sem permissão é infração gravíssima. Isso significa sete pontos na CNH e uma multa de R$ 293,47. Já as faixas preferenciais podem ser usadas por outros veículos, mas sempre respeitando a prioridade dos ônibus.