Mulheres nas Forças Armadas: Agora é pra valer! Inscrições abertas para alistamento voluntário

Atenção, mulheres de todo o Brasil! A seleção geral para o serviço militar voluntário começa nesta quarta-feira (2), e a cidade que vai dar o pontapé inicial é Brasília. Se você sempre quis servir na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, chegou a sua hora!

Como funciona? O recrutamento para o Serviço Militar Inicial rola em cinco etapas:

  • Alistamento (feito até 30 de junho, online ou presencialmente);
  • Seleção geral (agora, com entrevistas e testes);
  • Designação (quem passou na fase anterior segue para a próxima);
  • Seleção complementar (mais uma peneira para definir as finalistas);
  • Incorporação/matrícula (chegou o grande momento de vestir a farda!).

Depois que a jovem recruta entra, ela vai prestar serviço temporário, com os mesmos direitos e deveres dos homens. Nada de privilégios aqui!

Quem pode se alistar? Essa é a primeira vez que as brasileiras podem se alistar voluntariamente para o serviço militar inicial. Se você nasceu em 2007 e está completando 18 anos, já pode garantir sua inscrição! No total, são 1.465 vagas distribuídas por 13 estados e 28 cidades do país.

A seleção tem de tudo um pouco: entrevistas, exames de saúde e testes físicos. As aprovadas vão começar a vida militar no 1º ou 2º semestre de 2026.

E os homens? Para os marmanjos, nada muda: o alistamento continua sendo obrigatório, como sempre foi. Aos 18 anos, todo homem tem que passar pelo processo, conforme manda a Constituição.

Mulheres na linha de frente! Atualmente, as mulheres são 10% do efetivo das Forças Armadas, somando cerca de 37 mil militares. A maioria delas atua em áreas como saúde, ensino e logística, mas o espaço para novos desafios está crescendo!

Na Marinha, já dá para entrar em qualquer instância. Já no Exército e na Aeronáutica, as mulheres precisavam passar em concurso para ser oficiais ou sargentos. Mas agora, com essa novidade, a porta de entrada ficou ainda maior.

Então, se você quer disciplina, desafios e muitas histórias para contar, chegou a hora de se alistar. E que venha a tropa feminina!

0%