O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), reabriu ao público, nesta quinta-feira (31), com entrada gratuita. O local estava fechado desde o dia 13 de maio, quando foi confirmado um foco de gripe aviária.
Após a confirmação, o zoológico foi parcialmente interditado e teve medidas de contenção adotadas. Pelo menos 168 aves silvestres aquáticas morreram em consequência da doença.
Conforme a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o encerramento oficial do foco aconteceu em 8 de julho. A partir desta data, as equipes iniciaram manutenções para receber os visitantes.
Entre elas, estão “a qualificação dos recintos de alguns animais, a renovação de banheiros e áreas de circulação com foco em acessibilidade, além da revitalização da sinalização interna do Zoo”, disse, em nota, o Governo do Estado.
No dia 18 de junho, o Brasil se declarou oficialmente livre de gripe aviária, após não registrar novos casos da doença em granjas comerciais.
O período de vazio sanitário durou 28 dias e foi contado a partir da limpeza e desinfecção da granja em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, que registrou o primeiro caso.