A6 e-tron: carro mais aerodinâmico da história da Audi chega ao Brasil

Com 116 anos, a Audi possui diversos carros memoráveis em sua história e em toda a indústria automotiva. Isso inclui modelos icônicos como o Audi Quattro dos anos 1980, o Audi 100 (1968-1967) ou os esportivos TT e R8.

Mas nenhum deles tem a proeza do mais recente lançamento da marca as quatro argolas no Brasil: o novo Audi A6 Sportback e-tron, um modelo 100% elétrico que o CNN Auto testou nas estradas de São Paulo. O carro custa a partir de R$ 649.990.

Com coeficiente de arrasto de apenas 0,21, o A6 Sportback e-tron é o mais aerodinâmico de sua história. O desenho privilegia linhas limpas, com destaque para a caída suave do teto em estilo cupê, solução que também contribui para a eficiência energética. Os faróis dianteiros full LED e a assinatura visual em formato de “Sportback” reforçam a identidade da linha e-tron.

O modelo chega ao Brasil equipado com um motor elétrico traseiro, que entrega potência equivalente a cerca de 367 cv e 565 Nm torque imediato. Essa configuração coloca o A6 e-tron dentro da estratégia da Audi de ampliar a oferta de veículos com tração traseira, solução inédita em parte da gama elétrica da marca.

Audi A6 Sportback e-tron 2025: sedã elétrico chega com muita tecnologia ao Brasil • Thiago Ventura/CNN

De acordo com dados oficiais, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em aproximadamente 5,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 210 km/h. O carro é criado na Plataforma Elétrica Premium (PPE), a mesma do Audi Q6 e-tron.

O A6 Sportback e-tron utiliza uma bateria de 100 kWh, capaz de proporcionar autonomia estimada em até 700 quilômetros no ciclo europeu WLTP, ou 445 km segundo o Inmetro. A recarga rápida de 270 kW permite recuperar cerca de 80% da capacidade em pouco mais de 20 minutos, desde que conectada a carregadores ultrarrápidos compatíveis. Uma curiosidade, há duas portas de carregamento, uma à direita e outra à esquerda, próximo à coluna C.

Audi A6 Sportback e-tron 2025: sedã elétrico chega com muita tecnologia ao Brasil • Thiago Ventura/CNN
Audi A6 Sportback e-tron 2025: sedã elétrico chega com muita tecnologia ao Brasil • Thiago Ventura/CNN

Interior e tecnologia

A cabine mantém o padrão de sofisticação esperado para um carro da Audi e oferece mais de 30" em telas. Há um cluster de 11,9", uma multimídia de 14,5" e mais uma tela auxiliar para o passageiro com 10,9". O único opcional acrescenta mais telas: retrovisor digital (R$ 20 mil) que inclui dois visores no lugar do retrovisor convencional.

Entre os recursos de assistência ao condutor, estão incluídos piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, câmeras de 360 graus e integração completa com dispositivos móveis. Há som premium da Bang & Olufsen, de 705W de potência com 16 alto falantes de alta fidelidade. Há também o Park Assist Plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro, capaz de estacionar sozinho.

Audi A6 Sportback e-tron 2025: sedã elétrico chega com muita tecnologia ao Brasil • Divugação
Audi A6 Sportback e-tron 2025: sedã elétrico chega com muita tecnologia ao Brasil • Divugação

Como anda

Dirigimos o novo Audi A6 Sportback e-tron pelas estradas de São Paulo, entre a capital e Vinhedo (SP). A primeira impressão é logo ao se posicionar para dirigir: um painel futurista e tecnológico voltado para o motorista. O carro tem luzes ambientes direcionais, que repetem alertas como setas para direita ou esquerda. Os bancos são confortáveis, mas falta ventilação ou aquecimento.

A aceleração do A6 é muito impactante: uma pisada firme e carro joga os ocupantes para trás alcançando grande velocidade em fração de segundos. Um ponto que notamos foi o apetite para manter velocidade de cruzeiro, próximo dos 120 km/h permitidos na via. Geralmente nos carros elétricos o "motor sofre" nessas condições mas o A6 parece ignorar. Com 445 km de autonomia, há capacidade de sobra para conduzir sem se preocupar com a autonomia. Ponto positivo.

O teto solar fotocrômico é outro diferencial tecnológico interessante. Com a transparência mínima, filtra bem os raios solares. Um ponto negativo está no espaço traseiro. Mesmo com generosa distância entre-eixos, não é muito confortável.

Audi A6 Sportback e-tron 2025: sedã elétrico chega com muita tecnologia ao Brasil • Thiago Ventura/CNN
Audi A6 Sportback e-tron 2025: sedã elétrico chega com muita tecnologia ao Brasil • Thiago Ventura/CNN

O Audi A6 Sportback e-tron chega num momento de crescimento do segmento premium elétrico no Brasil. O modelo se posiciona como alternativa a sedãs executivos a combustão, mas também rivaliza com SUVs elétricos de porte semelhante. Por R$ 649.990, visa rivalizar com o BMW i4.

O modelo pode ser comprado nas cores Cinza Imã (Sólida), Azul Plasma (Metálica), Azul Malpelo (Metálica), Bege Siam (Metálica), Branco Geleira (Metálica), Preto Mito (Metálica), e Cinza Daytona (Perolizada). Na parte de dentro, preto com costura Cinza Aço, e Bege Cardamomo com Prata Pastel.

Ficha Técnica – Audi A6 Sportback e-tron (Versão Performance)

Motor e Bateria

  • Propulsão: Elétrica, motor único no eixo traseiro (RWD)

  • Potência máxima: 367 cv

  • Torque: até 565 Nm

  • Pacote de bateria: Gross 100 kWh /

Desempenho

  • Aceleração (0–100 km/h): aprox. 5,4 s

  • Velocidade máxima: 210 km/h (limitada eletronicamente)  

Autonomia e Recarga

Dimensões e Capacidades

Estrutura e Plataforma

  • Plataforma: PPE (Premium Platform Electric)

  • Aerodinâmica: coeficiente de arrasto (Cd) 0,21 

Audi A6 Sportback e-tron 2025: sedã elétrico chega com muita tecnologia ao Brasil • Divulgação
Audi A6 Sportback e-tron 2025: sedã elétrico chega com muita tecnologia ao Brasil • Divulgação

 

0%