
Os primeiros dias de setembro devem ser marcados por muito calor no Brasil inteiro, com risco de uma onda de calor na primeira quinzena do mês, afetando especialmente o oeste e o norte de São Paulo. A previsão é que o estado tenha volume de chuva abaixo da média.
A primeira semana do mês, que começa nesta segunda-feira (1º/9), será quente e seca, com aumento gradual da frequência das pancadas de chuva, segundo a Climatempo. Os maiores volumes ficam para a última semana de setembro.
No último final de semana de agosto, que se encerra neste domingo (31/8), ventos quentes vão soprar do Norte para Sul do Brasil, esquentando as regiões. Durante a primeira semana de setembro, a circulação de ventos vai dificultar a entrada do ar polar pelo interior do país, com as frentes frias sendo desviadas para alto mar.
Sem a presença do ar polar e com o tempo seco, haverá dificuldade na formação da nebulosidade. Com isso, a maioria das áreas do país terá uma grande insolação, com muitas horas com sol forte para aquecer o ar.
As simulações atmosféricas para os primeiros dias de setembro em São Paulo indicam tempo seco e sem previsão de chuva significativa. Os termômetros devem superar a marca dos 30°C a partir desta quarta-feira (3/9).
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo aponta para temperaturas mais elevadas nas madrugadas e durante as tardes.
Na segunda-feira, os termômetros devem registrar 15°C na madrugada e atingir os 26°C durante a tarde, com percentuais mínimos de umidade em torno dos 45%. O dia será marcado por sol e nebulosidade variável.
Publicar comentários (0)