O ator Robert Redford, que morreu aos 89 anos nesta terça-feira (16), fez sua última aparição nas telas seis meses antes de seu falecimento.
Em março, ele fez uma aparição especial na estreia da terceira temporada da série "Dark Winds" e segundo a revista americana People, até improvisou uma fala que não estava escrita. Além dele, o autor de "Game of Thrones" e também produtor executivo da série, George RR Martin, esteve presente.
A breve aparição — Redford interpretou um detento envolvido em uma partida de xadrez com Martin enquanto estava preso em uma pequena cela de uma delegacia de polícia — marcou seu primeiro papel como ator desde que apareceu em "Vingadores: Ultimato", de 2019, o último filme em que esteve presente antes de sua morte.
Conhecido por papéis em “Butch Cassidy” (1969), "Todos os Homens do Presidente" (1976) e "Proposta Indecente” (1993), Redford também dirigiu filmes premiados como “Gente Como a Gente” (1980), que lhe rendeu o Oscar, e “Nada é Para Sempre” (1992). Relembre os principais filmes do astro.
A paixão pelo cinema de Redford o levou à criação do Sundance Institute, uma organização sem fins lucrativos que apoia o cinema e o teatro independentes e é conhecida por seu Festival de Cinema de Sundance.
O astro de Hollywood também foi um ambientalista dedicado, mudando-se para as montanhas de Utah em 1961 e liderando esforços para preservar a paisagem natural do estado e do oeste americano.