O Dia das Crianças, comemorado no próximo domingo (12), é o momento ideal para criar novas atividades para entreter os pequenos e viver momentos marcantes ao ar livre.
Entre as opções estão gincanas em equipe, oficina de pipas, plantio de mudas, entre outros. Além das brincadeiras que podem ser praticadas em parques ou espaços públicos — caso o clima ajude. Veja ideias abaixo.
Corrida de obstáculos
Para entreter as crianças, monte um percurso com cones, bambolês, cordas e cadeiras para que elas precisem pular, rastejar e equilibrar objetos para finalizar a atividade.
A dificuldade pode ser adaptada conforme a idade dos participantes e o tempo pode ser cronometrado para gerar uma competição entre os pequenos. Essa é uma brincadeira que, além de distrair, ajuda no desenvolvimento motor e na coordenação.
Caça ao tesouro

Para montar a atividade, esconda pequenos objetos ou pistas em um espaço aberto e entregue um mapa simples ou charadas para orientar a busca dos pequenos.
Na competição de quem encontra o tesouro mais rápido, as crianças podem se dividir em equipes para competir ou cooperar. O prêmio pode ter doces, brinquedos ou medalhas simbólicas.
Gincana em equipe

Divida as crianças em grupos equilibrados — pensando em balancear a idade das crianças para ser uma competição justa.
Para as brincadeiras, prepare provas rápidas como corrida do saco e ovo na colher, incluindo desafios de agilidade, equilíbrio e cooperação. Some os pontos de cada rodada para ver quem vence.
Oficina de pipas

Ajude as crianças a montar e decorar suas próprias pipas usando papel de seda, vareta leve e linha.
Para fazer o brinquedo, é necessário cruzar as varetas em forma de cruz, amarrar o centro e passar linha ligando as pontas, criando o contorno. Depois, basta colocar o papel por cima, recortar com sobras e colar dobrando as bordas.
Na etapa final, para ajustar o ponto de equilíbrio, a criança deve prender uma linha central. A rabiola, feita com tiras de papel ou plástico, e presa na parte de baixo, existe para ajudar a manter o voo estável.
Plantio de mudas ou sementes

Ao preparar a atividade, separe pequenos vasos ou áreas de terra e proponha que cada criança plante uma semente e a identifique com seu nome. Para tornar mais interativa, explique o processo de crescimento e cuidados com a planta.
Ao longo dos anos, os pequenos vão poder acompanhar a evolução da planta e celebrar a cada Dia das Crianças.