Doença reduz oxigênio no sangue.
Apesar de ser um problema de saúde conhecido e até mesmo comum, a anemia é, muitas vezes, negligenciada. Trata-se de uma doença caracterizada pela baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo sangue. Existem vários tipos de anemia, mas em todos eles é necessário que haja tratamento para evitar o agravamento do problema e consequências piores.
TIPOS DE ANEMIA
– Anemia ferropriva: causada por falta de ferro;
– Anemia megaloblástica: causada por deficiência de vitamina b12 ou ácido fólico;
– Anemia hemolítica: causada pela destruição precoce de glóbulos vermelhos;
– Anemia falciforme: causada por fator genético, no qual as hemoglobinas têm o formato de uma foice;
– Anemia por doença crônica: consequência de outros problemas de saúde, como doenças renais ou infecções prolongadas.
Quando a anemia não é tratada, ela pode acarretar outros problemas de saúde, como, taquicardia, arritmias, insuficiência cardíaca e até mesmo cardiomegalia, que é o aumento do tamanho do coração.
Com menos oxigênio circulando pelo organismo, outros órgãos também são afetados, como o cérebro, que passa a ter dificuldade na área da memória e concentração, problemas cognitivos, pode causar tonturas, desmaios, dores de cabeça e, em situações mais graves, confusão mental e até danos neurológicos severos.
Agora, para quem acha que anemia não é uma patologia séria, ela pode até causar morte. Isso porque a anemia pode causar choque hipovolêmico, que é quando a pressão cai de forma abrupta e falta oxigênio nos órgãos vitais, como coração, cérebro, pulmões.
Em caso de gestantes, a anemia pode causar parto prematuro e complicações no próprio parto. Em crianças, pode afetar o crescimento e na capacidade cognitiva.
Publicar comentários (0)