Trump diz que Coreia do Sul tem permissão para construir submarino nuclear

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em uma publicação nas redes sociais, nesta quarta-feira (29), que deu "aprovação" à Coreia do Sul para construir um submarino nuclear.

“Nossa aliança militar está mais forte do que nunca e, com base nisso, dei a eles aprovação para construir um submarino de propulsão nuclear, em vez dos submarinos a diesel antiquados e muito menos ágeis que eles têm agora”, escreveu Trump no Truth Social.

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente americano anunciou que o submarino seria construído nos Estados Unidos, especificamente nos "Estaleiros da Filadélfia".

"A Coreia do Sul construirá seu submarino de propulsão nuclear nos estaleiros da Filadélfia, aqui mesmo nos bons e velhos Estados Unidos", publicou Trump.

Trump disse que a Coreia do Sul concordou em pagar aos EUA 350 bilhões de dólares para reduzir as tarifas alfandegárias impostas pela Casa Branca e que concordaram em comprar petróleo e gás americano em grandes quantidades.

"Nossa aliança militar está mais forte do que nunca", acrescentou.

 

Antes de se encontrar com Trump, o presidente sul-coreano Lee Jae Myung disse que pressionaria os EUA para aprovarem um pedido de aquisição de combustível para submarinos de propulsão nuclear, que a Coreia do Sul deseja construir para poder competir com os submarinos norte-coreanos e chineses.

"Se o presidente tomasse a decisão de nos permitir receber combustível para submarinos de propulsão nuclear, agradeceríamos", disse Lee antes de sua reunião bilateral com Trump na quarta-feira.

Governos sul-coreanos anteriores manifestaram interesse em adquirir um submarino de propulsão nuclear, mas os EUA se opuseram a ideia, alegando preocupações com a proliferação.

No início deste ano, a Coreia do Norte exibiu o que afirmou ser seu próprio submarino de propulsão nuclear em construção, um sistema de armas que pode representar uma grande ameaça à segurança da Coreia do Sul e dos EUA.

 

0%