O Spotify está sendo acusado de beneficiar Drake ao fazer "vista grossa" para "streaming fraudulento em massa". Por conta disso, o rapper estaria acumulando "bilhões" de reproduções falsas na plafaforma, o que motivou RBX, primo de Snoop Dogg, a entrar com um processo, protocolado na noite de domingo (2) no Tribunal Distrital da Califórnia.
A acusação afirma que "todo mês, sob o olhar atento do Spotify, bilhões de streams fraudulentos são gerados a partir de métodos falsos, ilegítimos e/ou ilegais", como "bots" (robôs), o que "causa enorme prejuízo financeiro a artistas, compositores, produtores e outros detentores de direitos legítimos", já que o dinheiro das assinaturas e anúncios na plataforma é dividido para os artistas de acordo com o total de streams.
Um porta-voz do Spotify afirmou em comunicado enviado à revista "Rolling Stone" não poder comentar sobre litígios pendentes. "No entanto, o Spotify de forma alguma se beneficia do desafio generalizado do setor de streaming artificial. Investimos pesadamente em sistemas de ponta em constante aprimoramento para combatê-lo e proteger os pagamentos aos artistas com proteções robustas como remoção de streams falsos, retenção de royalties e cobrança de penalidades".
RBX alega que “a plataforma "sabe ou deveria saber" que "uma porcentagem substancial e não trivial" dos aproximadamente 37 bilhões de streams de Drake entre janeiro de 2022 e setembro de 2025 eram "não autênticos e pareciam ser obra de uma extensa rede de Contas Bot", com "uso anormal de VPN" para gerar os acessos. "Como resultado, a música de Drake acumulou streams totais muito mais altos em comparação com outros artistas altamente ouvidos, mesmo que esses artistas tivessem muito mais 'usuários' do que ele".
Mark Pifko, um dos advogados da Baron and Budd, que entrou com o processo em nome de RBX, explicou à "Rolling Stone" que "artistas de toda a indústria de streaming precisam de relatórios precisos de streams e detecção eficaz de fraudes para garantir uma compensação justa. Quando os streams são artificialmente inflados em grande escala, como o processo do meu cliente alega ter acontecido com relação aos streams da música de Drake, isso afeta a renda de inúmeros compositores, intérpretes e produtores". Até a última atualização desta reportagem, o rapper não se pronunciou sobre o assunto.
*publicado por Jonathan Pereira