O subtenente do Exército Jader Luis Da Cás foi condenado a 12 anos de prisão por matar a tiros um morador de rua em agosto de 2023, em Porto Alegre. A decisão foi assinada nesta terça-feira (25) pela juíza Anna Alice da Rosa Schuh, após julgamento pelo Tribunal do Júri.
Segundo a denúncia, o militar se envolveu em uma briga com pessoas em situação de rua, deixou o local, buscou uma pistola 9 mm em casa e retornou armado para a via, onde efetuou diversos disparos contra João Luís Paulo Machado Ferreira, de 38 anos.
O laudo pericial apontou que a vítima foi atingida ao menos oito vezes, incluindo tiros pelas costas e na nuca, o que caracterizou execução e impossibilitou qualquer defesa.
O Conselho de Sentença reconheceu as qualificadoras de motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. A pena deverá ser cumprida em regime fechado.
Jader Luis Da Cas está preso preventivamente há 522 dias (1 ano, 5 meses e 7 dias), período que será descontado da pena. Restam 10 anos, 6 meses e 23 dias de reclusão.
O crime ocorreu na noite de 4 de agosto de 2023, no bairro Floresta. Na ocasião, após o conflito inicial, o subtenente retornou ao local armado e realizou os disparos que mataram João Luís. À época, ele foi detido no 3º Batalhão de Polícia do Exército.