A comunicação esportiva está de luto. Morreu nesta sexta-feira (19) o jornalista Carlos Elysio de Souza Libório, aos 85 anos. Ele foi o criador do termo "Ba-Vi", que dá nome ao clássico Bahia x Vitória.
Carlos Libório estava internado há cerca de uma semana em uma clínica de Salvador, na Bahia. Ele deixa esposa e dois filhos.
Ele teve papel decisivo no futebol baiano ao imortalizar o nome dado ao grande clássico local. O termo "Ba-Vi" foi criado para encurtar um título durante o fechamento de uma edição do "Jornal da Bahia", após inspiração em outros nomes, como Fla-Flu.
Em entrevista recente, Libório explicou que alguns torcedores do clube rubro-negro queriam que o termo ficasse como "Vi-Ba", pelo fato de o Vitória ser mais antigo que o Bahia, mas o comunicador acabou adotando o famoso "Ba-Vi" por "ser mais direto".
Nascido em Ilhéus em 1940, Carlos Libório foi o primeiro diretor da TV Bahia, iniciando no cargo em 1983 e ficando por décadas.
Ele também trabalhou em outros veículos, como a Editora Abril, onde foi importante na criação da Revista Placar, e chegou a assumir a comunicação do governo de Antônio Carlos Magalhães na Bahia.