Alerta: ciclone e ventos fortes ampliam riscos no interior de SP

Fundo

Ventos fortes podem contribuir para espalhar focos de incêndio em diversas áreas do território paulista.

Um ciclone extratropical vai causar ventania e deixar o interior de São Paulo sob alerta nesta terça (19) e quarta-feira (20), segundo a Defesa Civil do Estado. O estado também está sob risco de incêndios — leia abaixo.

As rajadas devem ter intensidade forte ou muito forte, de acordo com o órgão, e podem causar as seguintes situações em diversas cidades paulistas:

  • Queda de árvores e galhos;
  • Destelhamento de construções;
  • Danos à rede elétrica, com possibilidade de interrupção no fornecimento de energia;
  • Dispersão e alastramento de focos de incêndio em áreas de vegetação, devido ao tempo seco associado.

O aviso foi repassado pela Defesa Civil de Campinas, que enumera cuidados como evitar se abrigar embaixo de árvoresperto de fios de eletricidade rompidos e ter atenção em áreas abertas e rodovias.

“Recomendamos também que as pessoas evitem se abrigar sob coberturas metálicas frágeis e também passar e estacionar próximo a torres de transmissão, outdoors, árvores de grande porte e cabos de propaganda”, disse o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

SP também está em alerta para incêndios

Ainda de acordo com o aviso da Defesa Civil de Campinas, os ventos fortes podem contribuir para espalhar focos de incêndio em áreas de vegetação, já que Campinas segue no mapa de risco para incêndios.

“O nível do risco é de alerta até o dia 21/08 e de emergência (nível máximo) nos dias 22/8 e 23/8. As baixas umidades do ar associadas à elevação de temperatura também contribuem para o risco”, detalha o

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a expectativa é que a semana seja marcada por tempo quente e seco, com temperaturas que deverão superar os 30°C, especialmente a partir de quarta-feira.

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0%