Carrefour diz que boicote de frigoríficos brasileiros afeta vendas de carne: ‘Lamentamos profundamente’

O rolo começou quando Alexandre Bompard, CEO global do Carrefour, anunciou na última quarta (20) que a rede não compraria mais carne do Mercosul para o mercado francês.

Nesta segunda (25), o Carrefour Brasil confirmou que vários frigoríficos brasileiros pararam de fornecer carne para a rede. "Infelizmente, a suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes", disse o Carrefour em nota. A empresa afirmou que está buscando soluções para normalizar o abastecimento o mais rápido possível.

Entre os frigoríficos que cortaram as vendas estão JBS, Minerva e Masterboi, segundo apuração da nossa redação. A Marfrig também teria aderido à paralisação, de acordo com a Revista Globo Rural.

Os produtores rurais europeus, especialmente os franceses, são contra o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, com medo de que os produtos agrícolas sul-americanos sejam mais baratos que os europeus.

Reação no Brasil O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comentou nesta segunda (25) que apoia a atitude dos frigoríficos brasileiros. Ele criticou a postura do CEO do Carrefour, que questionou a qualidade das carnes brasileiras em uma carta enviada a um sindicato agrícola francês.

“A França compra carne do Brasil há 40 anos, e só agora ele quer questionar? É um absurdo! Estou feliz com a reação dos nossos fornecedores. Se o Carrefour não quer carne brasileira na França, que não compre aqui também”, disse Fávaro em entrevista.

0%