Listeners:
Top listeners:
RÁDIO CAFÉ E PROSA A SUA RÁDIO EM TODO LUGAR!
Lula está planejando uma nova reunião com os ministros, em tom de cobrança. Ele está preocupado com o desempenho do governo e quer garantir que os compromissos assumidos sejam cumpridos até 2026.
A ideia é que essa reunião aconteça até o começo de dezembro, lá no Palácio do Planalto. Os motivos para essa convocação são vários, desde o resultado ruim da esquerda nas eleições municipais até o aumento da rejeição ao governo nas últimas pesquisas.
O presidente quer cobrar que os ministros se movimentem para melhorar a imagem do governo e divulguem programas, não só os de suas áreas específicas. Além de revisar o que foi feito em 2024, Lula busca traçar estratégias para os próximos dois anos, pensando em entregar resultados que ajudem na disputa de 2026.
O Planalto espera que os ministros já assumam agora um compromisso para o cenário eleitoral daqui a dois anos. Lula também quer entender melhor o nível de comprometimento dos partidos aliados e até cogita algumas mudanças na equipe para reforçar a base de apoio.
Mudanças nos ministérios são praticamente certas para o começo de 2025, mas Lula sabe que melhorar a aprovação do governo será essencial para manter o apoio dos partidos de centro e evitar que eles migrem para uma candidatura mais à direita.
Esse campo político, sem a figura de Bolsonaro, agora está em busca de novos líderes, como os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), do Paraná, Ratinho Jr (PSD), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A última vez que Lula se reuniu com seus ministros foi em agosto, quando ele deixou claro que, se precisar, fará mudanças na equipe: "Se eu tiver que trocar alguém, vou trocar. Mas, por enquanto, time que está ganhando não se mexe", disse Lula na ocasião.