Listeners:
Top listeners:
RÁDIO CAFÉ E PROSA A SUA RÁDIO EM TODO LUGAR!
Em novembro, o Brasil deve ter uma média de chuvas maior que o normal, segundo a Climatempo, que espera volumes acima de 140 mm, com exceção de algumas partes do Norte e Nordeste.
As chuvas devem voltar de forma mais regular no sul do Maranhão, Piauí e oeste e sul da Bahia. Mesmo assim, grande parte do Nordeste vai continuar com tempo seco e quente, com temperaturas que podem passar dos 40°C no interior.
O fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, não vai impactar diretamente o Brasil. Mas, como o mar está mais frio perto do Peru, isso pode acabar influenciando nas chuvas e temperaturas no país durante o mês.
**O clima em cada região**
No Sudeste, vai chover com frequência, graças ao calor e à umidade alta. A passagem de frentes frias pela costa aumenta as chances de chuvas fortes no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, já que a água do mar está mais quente do que o normal.
No Sul, ondas de calor podem atingir o interior do Rio Grande do Sul, o meio-oeste de Santa Catarina e o noroeste do Paraná. Quase toda a região deve ter mais chuva que a média, com risco de temporais no interior gaúcho e no meio-oeste catarinense.
Na região Centro-Oeste, a chuva será generalizada, com volumes acima da média especialmente no centro-sul e leste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sul e oeste do Mato Grosso e no Distrito Federal.
Para o Nordeste, novembro será marcado pelo tempo seco e muito quente, com destaque para o Maranhão, Piauí e parte do Ceará, onde o calor será intenso e as temperaturas ficarão acima da média. Esse clima seco aumenta o risco de queimadas no interior da região.
No Norte, o calor também deve ser acima do normal, especialmente no Pará e Tocantins, com termômetros mostrando temperaturas acima da média.