Listeners:
Top listeners:
RÁDIO CAFÉ E PROSA A SUA RÁDIO EM TODO LUGAR!
Depois de sair do hospital, Lula se emociona e diz que está "voltando pra casa de boa"
Lula passou por uma cirurgia de emergência na terça-feira pra tirar um hematoma na cabeça e, na quinta, fez mais um procedimento chamado embolização. Os médicos garantiram que ele não ficou com nenhuma sequela.
Neste domingo (15), logo depois de receber alta, o presidente Lula se emocionou ao lado da primeira-dama, Janja, enquanto relembrava como bateu a cabeça e percebeu que a situação era mais grave do que ele imaginava.
“Eu achava que tava tudo bem, mas confesso que fiquei assustado com a quantidade de líquido que se formou na minha cabeça. Me preocupei quando pediram pra vir pro hospital na correria”, disse Lula.
Com 79 anos, ele estava internado desde terça-feira (3) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após uma queda no banheiro de casa em outubro. Foi lá que ele precisou operar às pressas pra tirar o hematoma.
Logo depois dos médicos anunciarem a alta, o próprio presidente apareceu no auditório, com um chapéu na cabeça, pra conversar com os jornalistas.
Lula contou que, na hora do tombo, ele tava cortando a unha da mão, não do pé. “Eu tava sentado, já tinha cortado e lixado as unhas. Na hora de guardar o estojo, ao invés de levantar pra abrir a gaveta, tentei dar uma empurradinha com o bumbum no banquinho. O banco era redondo e, bom... meu bumbum não levantou. Caí e bati a cabeça na hidromassagem. Foi um estrago razoável”, brincou ele.
Nos dias que antecederam a cirurgia, Lula achava que era só cansaço. Ele explicou que no sábado tava bem, mas no domingo começou a sentir uma dorzinha de cabeça. Achou que era por causa do sol da piscina. Já na segunda (9), acordou estranho.
“Eu tava me sentindo diferente, meus passos mais lentos, os olhos vermelhos, muito sono... Toda hora abrindo a boca. Aí chamei a Dra. Ana (chefe da equipe médica da presidência) e falei: ‘Acho melhor a gente ir no médico’.”
Ainda na segunda, ele fez uma tomografia em Brasília, e os médicos de São Paulo, ao verem as imagens, notaram uma hemorragia intracraniana de uns 3 cm. Eles ficaram preocupados e pediram pra ele ir correndo pra São Paulo.
Lula chegou no hospital na noite de segunda e operou na terça. Ele contou que só entendeu a gravidade da situação depois da cirurgia: “Eu achava que tava curado e que podia fazer de tudo. Voltei a fazer esteira, musculação... mas não tava pronto pra isso.”
Na quinta (12), Lula passou por mais um procedimento preventivo pra evitar novo sangramento. Já na sexta, saiu da UTI e postou um vídeo caminhando pelos corredores do hospital.
Agora, com alta, ele disse que está tranquilo e pronto pra retomar as atividades: “Estou vivo, inteiro e com vontade de trabalhar. Tenho muita coisa pra fazer.”
Ele prometeu seguir as recomendações médicas e evitar esforço físico por um tempo. “Não dá pra usar a esteira na velocidade de atleta, até porque eu não sou atleta”, brincou.
Lula deve ficar em casa, em São Paulo, até quinta-feira, quando fará uma tomografia pra reavaliar o quadro. Segundo a Dra. Ana Helena Germoglio, a recuperação dele foi acima do esperado. “Pra alegria de toda a equipe, o presidente já está de alta e deve voltar pra casa já já”, comemorou a médica.
Lula deixou o hospital por volta do meio-dia deste domingo.