A partir da próxima semana, a Avenida John Boyd Dunlop, uma das vias mais movimentadas de Campinas, contará com dois novos radares de controle de velocidade. De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), os equipamentos estão sendo instalados na região do Jardim Ipaussurama para reforçar a segurança, principalmente dos pedestres. A fiscalização entra em vigor na sexta-feira, dia 21.
Onde os radares serão instalados?
Os dispositivos serão posicionados nos dois sentidos da avenida, próximos à Estação BRT Parque das Bandeiras/Ipaussurama e ao Shopping Parque das Bandeiras. O limite de velocidade no trecho permanecerá em 50 km/h. A Emdec reforça que a medida visa diminuir os riscos de acidentes e atropelamentos.
A John Boyd Dunlop recebe, diariamente, cerca de 60 mil veículos nos dois sentidos, sendo um dos principais corredores viários da cidade.
Confira a localização exata dos radares:
- Sentido Bairro – Centro: 130 metros após a passarela de pedestres sobre a avenida.
- Sentido Centro – Bairro: 220 metros antes da passarela de pedestres.
A Estação BRT Parque das Bandeiras/Ipaussurama, que integra o Corredor BRT Campo Grande, começou a operar no início de fevereiro e atende quatro linhas do sistema.
Acidentes e excesso de velocidade
Entre 2022 e 2024, a Emdec registrou 60 acidentes na região da John Boyd Dunlop, muitos deles envolvendo pedestres. Dados do Comitê Vida no Trânsito apontam que o excesso de velocidade foi responsável por 30% dos acidentes fatais de 2024, resultando em 47 mortes. Além disso, essa infração representou 62,4% das multas aplicadas no último ano. A instalação dos radares busca coibir essas infrações e tornar o trânsito mais seguro.
Radares foram remanejados
Segundo a Emdec, os novos radares não aumentam o número total de pontos de fiscalização na cidade. Eles foram realocados da Avenida Waldemar Paschoal e da Avenida Guilherme Campos, mantendo os 144 pontos de monitoramento já existentes em Campinas.
Monitoramento em Campinas
Atualmente, a cidade conta com 144 pontos de fiscalização eletrônica, incluindo radares de velocidade, semáforos inteligentes e outros dispositivos de controle. A estratégia da Emdec tem sido redistribuir esses equipamentos para otimizar a segurança viária e reduzir o número de acidentes.