“Deus poupou minha vida por um motivo: salvar os EUA”, diz Trump
Trump vai ser o primeiro presidente a cumprir dois mandatos não consecutivos desde Grover Cleveland em 1892.
A Fox News anunciou que o ex-presidente Trump derrotou a vice-presidente Kamala Harris com uma vitória impressionante, garantindo um segundo mandato na Casa Branca após uma eleição cheia de reviravoltas e até tentativas de atentado.
Trump superou a vice-presidente Harris, que entrou na corrida há pouco mais de 100 dias depois de o presidente Biden, vencedor das primárias democratas, ser convencido a desistir.
Segundo a projeção, Trump passou o limite dos 270 votos eleitorais, vencendo nos estados decisivos como Carolina do Norte, Wisconsin, Pensilvânia e Geórgia.
A vitória de Trump foi anunciada após ele ser projetado como vencedor em Wisconsin, um estado onde havia perdido por pouco em 2020.
"Quero agradecer demais a todos vocês. É incrível. Temos milhares de amigos nesse movimento. Esse é um movimento como nunca se viu antes", disse Trump na celebração em West Palm Beach, Flórida. "Acredito que esse seja o maior movimento político de todos os tempos."
Ele disse ainda que esta será a "era de ouro da América" e agradeceu aos apoiadores pela reeleição.
"Quero agradecer ao povo americano pela honra de ser eleito o 47º presidente", afirmou Trump. "Vou lutar todos os dias por vocês, por suas famílias e pelo futuro. E não vou descansar até entregarmos uma América forte, segura e próspera."
Trump será o único presidente a fazer dois mandatos não consecutivos além de Grover Cleveland, eleito em 1884 e reeleito em 1892.
Ele foi eleito presidente pela primeira vez em 2016, derrotando Hillary Clinton e prometendo "Tornar a América Grande Novamente". Perdeu a reeleição para Biden em 2020, mas voltou à Casa Branca em 2024 após uma longa campanha, com o mesmo lema.
A Pensilvânia foi um dos estados cruciais para Trump, enquanto Harris via nela uma das principais chances para alcançar os 270 votos.
Trump também levou a Geórgia, uma vitória significativa depois da derrota apertada em 2020.
Ele elogiou a escolha do vice-presidente JD Vance, dizendo que terão "quatro ótimos anos".
"Foi uma boa escolha. Recebi pressão no começo, mas sabia que ele era o nome certo", disse Trump.
Trump lançou oficialmente sua campanha em 15 de novembro de 2022, pouco após as eleições de meio de mandato. Ele focou nas conquistas do primeiro mandato e nos pontos fracos do governo Biden-Harris, criticando o aumento da inflação e a crise na fronteira.
Ele enfrentou uma disputa interna no Partido Republicano, mas se consolidou como favorito, vencendo com facilidade e conquistando o apoio de todos os ex-adversários para ser o 47º presidente dos Estados Unidos.