Em cinco meses, polícia recupera quase 16 mil celulares roubados em SP

Entre junho e novembro de 2025, a Polícia de São Paulo recuperou 15,9 mil celulares roubados ou furtados em todo o estado. Desse total, 5,4 mil aparelhos já foram devolvidos às vítimas. A iniciativa faz parte do programa SP Mobile, que reúne ações de prevenção e repressão a esse tipo de crime.

Os aparelhos foram localizados a partir do cruzamento do número de identificação único dos celulares (IMEI) com registros de boletins de ocorrência e informações fornecidas pelas operadoras de telefonia, o que permitiu identificar e rastrear dispositivos com queixa de roubo ou furto.

Em comparação com o ano anterior, o estado de São Paulo registrou, em 2025, uma redução de 5% nos casos de roubo e furto de celulares, com um total de 215,5 mil ocorrências no período entre janeiro e outubro deste ano.

Como funciona o SP Mobile

Para auxiliar na devolução dos aparelhos, o SP Mobile identifica celulares que voltaram a ser ativados e envia alertas aos usuários, orientando sobre a regularização da situação. A notificação informa que o dispositivo consta como roubado ou furtado.

Após receber o aviso, a pessoa deve comparecer a uma delegacia, relatar como adquiriu o aparelho e entregá-lo às autoridades. Para que o sistema consiga localizar o celular, é fundamental que a vítima registre um boletim de ocorrência e informe o número do IMEI do aparelho.

 

Dados do sistema

Entre junho e novembro, o SP Mobile enviou 3,9 mil notificações aos usuários, sendo 824 em junho, 670 em setembro, 1.441 em outubro e 965 em novembro.

No mesmo período, foram recuperados 1,3 mil celulares em junho; 3 mil em julho; 1,5 mil em agosto; 3,4 mil em setembro; 2,3 mil em outubro; e 4,2 mil em novembro.

Já o número de aparelhos devolvidos às vítimas também apresentou crescimento, com 857 restituições em junho, 1.058 em julho, 794 em agosto, 1.344 em setembro, 645 em outubro e 718 em novembro.

Ao todo, 5.416 celulares foram devolvidos por meio do programa.

Governo regulamenta cadastro para consultar se aparelho foi roubado | CNN Brasil

0%