O enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Oriente Médio, Steve Witkoff, chegou a um local de distribuição de ajuda humanitária em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, informou à CNN o diretor de uma empresa que trabalha com a GHF (Fundação Humanitária de Gaza), distribuidora de ajuda humanitária.
Ontem, a Casa Branca anunciou a viagem a Gaza de Witkoff e do embaixador dos EUA em Israel, Mike Huckabee.
“Amanhã, o enviado especial Witkoff e o embaixador Huckabee viajarão a Gaza para inspecionar os atuais locais de distribuição e definir um plano para entregar mais alimentos, além de se reunir com os moradores de Gaza para ouvir em primeira mão sobre esta terrível situação no local”, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (31).
Witkoff e Huckabee “informarão o presidente imediatamente após a visita para aprovar um plano final para a distribuição de alimentos e ajuda humanitária na região”, disse ela, acrescentando que a Casa Branca fornecerá mais detalhes “assim que o plano for aprovado e aprovado pelo presidente dos Estados Unidos”.
Esta será a segunda viagem de Witkoff a Gaza. Logo após a posse de Trump, Witkoff visitou o território palestino, tornando-se a primeira autoridade americana a fazê-lo em mais de uma década.
Witkoff se encontrou com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Jerusalém ontem, uma semana depois de os EUA terem recuado das negociações de cessar-fogo em Gaza, culpando o Hamas por negociar de “má-fé”.