O principal enviado de política externa do presidente Donald Trump afirmou que a Rússia “continua totalmente comprometida em alcançar a paz na Ucrânia” após concluir um fim de semana de conversas com um alto emissário do presidente Vladimir Putin.
O enviado dos EUA, Steve Witkoff, juntamente com o genro de Trump, Jared Kushner, reuniu-se no sul da Flórida com Kirill Dmitriev, chefe do fundo soberano russo (RDIF) e enviado especial do Kremlin.
Após o encontro, Witkoff fez um breve relato: “A Rússia continua totalmente comprometida em alcançar a paz na Ucrânia”, disse. “A Rússia valoriza muito os esforços e o apoio dos Estados Unidos para resolver o conflito ucraniano e restabelecer a segurança global.”
O comunicado não informou se houve algum acordo para encerrar a guerra na Ucrânia. Witkoff e Kushner vêm trabalhando para aprimorar um plano com vários pontos que encerraria o conflito por meio de garantias de segurança à Ucrânia apoiadas pelos EUA e concessões territoriais.
A equipe americana também realizou reuniões separadas neste fim de semana, na Flórida, com uma delegação da Ucrânia.
Em declaração conjunta, o secretário do Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, e o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, classificaram as conversas como “produtivas e construtivas”.
“A Ucrânia continua totalmente comprometida em alcançar uma paz justa e sustentável”, afirmaram Umerov e Witkoff em uma declaração conjunta publicada na rede X. “Nossa prioridade compartilhada é pôr fim às mortes, garantir segurança assegurada e criar condições para a recuperação, a estabilidade e a prosperidade de longo prazo da Ucrânia.”