Frente fria pode trazer tempestades fortes para SP

O clima segue seco e quente em São Paulo nesta quarta-feira (27), por causa de uma área de alta pressão que age como uma "tampa", segurando o desenvolvimento de nuvens e instabilidades na maior parte do estado. Mas as coisas devem mudar nos próximos dias com a chegada de uma frente fria.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp), hoje pode ter algumas pancadas de chuva bem isoladas na divisa com o Mato Grosso do Sul e, em menor escala, na divisa com o Paraná, especialmente à tarde. Isso porque os fatores que estavam barrando a formação de nuvens começam a perder força nessas áreas. Pode rolar também algumas trovoadas e ventos mais fortes por lá.

O que esperar da frente fria?

Entre quinta (28) e sexta-feira (29), as instabilidades voltam com mais intensidade para o estado inteiro, ficando ainda mais fortes na sexta. O motivo? Mais calor, mais umidade e a ação da frente fria no Atlântico, que puxa umidade da Amazônia, explica o Cepagri.

Na quinta, as pancadas de chuva e temporais com relâmpagos, chuva forte em pontos isolados e rajadas de vento devem começar à tarde nas divisas com Mato Grosso do Sul e Paraná.

Essas chuvas devem se espalhar para outras regiões do estado até a noite. Durante a madrugada de sexta, também pode chover. Apesar disso, áreas próximas à divisa com o Sul de Minas Gerais — como Franca, Ribeirão Preto, Campinas e São José dos Campos — têm menos chance de chuva. Mas pancadas e temporais isolados podem rolar, principalmente à noite.

Final de semana com tempestades intensas

Na sexta-feira e no fim de semana, a situação pode ficar mais pesada, com tempestades de maior impacto previstas para o estado todo. Há riscos de chuva intensa e volumosa, muitos raios e até granizo em algumas áreas.

Se prepare, porque o tempo deve mudar bastante nos próximos dias!

0%