A cooperação entre o Irã e os Estados Unidos não é possível enquanto a Casa Branca continuar apoiando Israel, manter bases militares e interferir no Oriente Médio, afirmou o Líder Supremo Aiatolá Ali Khamenei nesta segunda-feira (3).
Os comentários de Khamenei são feitos em um momento em que o governo do presidente Donald Trump busca aumentar a pressão contra o Irã.
“Os americanos às vezes dizem que gostariam de cooperar com o Irã. A cooperação com o Irã não é possível enquanto os EUA continuarem a apoiar o maldito regime sionista, a manter bases militares e a interferir na região”, disse o líder, segundo a mídia estatal iraniana.
Trump afirmou em outubro que os Estados Unidos estão preparados para fazer um acordo com o Irã quando o país estiver pronta para isso, destacando: “A mão da amizade e da cooperação [com o Irã] está aberta”.
Os dois países realizaram cinco rodadas de negociações nucleares antes do conflito de 12 dias entre Irã e Israel em junho, na qual os EUA se envolveram atacando importantes instalações nucleares iranianas.
As negociações entre os dois lados enfrentaram grandes obstáculos, como a questão do enriquecimento de urânio em solo iraniano, que as potências ocidentais querem reduzir a zero para minimizar qualquer risco de uso como arma, um plano que o Irã rejeitou.
Publicar comentários (0)