Lucas Paquetá deve ser absolvido de acusações da FA; diz jornal

Lucas Paquetá deve ser absolvido do julgamento da Associação de Futebol da Inglaterra (FA). A decisão, esperada para esta sexta-feira (25), sairá na próxima semana.

A informação é do jornal The Times, da Inglaterra. O ex-Flamengo "teria sido liberado por uma comissão reguladora independente".

O portal frisa, também, o tamanho das perdas do atleta durante o processo. Paquetá iria para o Manchester City antes dos problemas com a FA e seu valor de mercado diminuiu drasticamente.

O jogador do West Ham e da Seleção Brasileira nega as acusações desde o início do processo.

"Estou extremamente surpreso e chateado que a FA tenha decidido me indiciar. Durante nove meses, cooperei com todas as etapas da investigação e forneci todas as informações possíveis. Nego as acusações integralmente e lutarei com todas as forças para limpar meu nome. Devido ao processo em andamento, não farei mais comentários", disse.

Relembre o caso

O meia foi formalmente acusado pela FA em maio de 2024, após dez meses de investigação. O andamento do processo disciplinar foi marcado por atrasos que causaram incômodo tanto ao jogador quanto ao West Ham.

A audiência começou em 17 de março, com a expectativa inicial de que o veredito fosse divulgado em até três semanas. Lucas Paquetá responde por quatro violações à Regra E5.1 da federação, relacionadas à sua conduta em partidas do West Ham.

O jogador foi acusado de ter forçado cartões amarelos em quatro partidas da equipe inglesa na Premier League, entre novembro de 2022 e agosto de 2023. Os jogos foram contra Leicester, Aston Villa, Leeds e Bournemouth.

A FA solicita a suspensão definitiva do atleta das competições esportivas.

No Brasil, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas havia aprovado o relatório final que solicitava o indiciamento de Bruno Tolentino, tio de Paquetá, por suspeita de participação no esquema de manipulação de resultados.

De acordo com as apurações conduzidas no Senado, Tolentino teria repassado grandes quantias de dinheiro para atletas — incluindo uma transferência de R$ 30 mil para o ex-Botafogo Luiz Henrique, em 6 de fevereiro de 2023.

Paquetá e a FA apresentaram suas defesas perante um comitê independente, que é quem tomará a decisão definitiva. Tanto a Federação Inglesa quanto o jogador podem recorrer da sentença.

0%