O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está insatisfeito com os posicionamentos públicos do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda.
O dirigente tem cobrado publicamente um telefonema de Lula ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir o tarifaço. Rueda chegou a dizer em um evento com investidores que a gestão de Lula é fraca.
O petista manifestou o desagrado a integrantes da legenda que integram a Esplanada dos Ministérios: Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações).
Os três foram convocados para uma reunião no Palácio da Alvorada, na noite desta terça-feira (29). O tom foi de cobrança por lealdade.
Lula também teria se queixado do líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB). Ele participou recentemente de um evento ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Sabino, Góes e Siqueira, segundo apurou a CNN, teriam reafirmado apoio ao governo petista.
Nos próximos dias, Lula também pretende se reunir com outros dirigentes do União em busca de apoio público. Entre eles, o presidente Davi Alcolumbre (Senado Federal),
Apesar de controlar três pastas ministeriais, o União Brasil pretende lançar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como adversário de Lula na disputa presidencial de 2026.
A legenda é a menos fiel em votações governistas entre aquelas que compõem a equipe ministerial da gestão petista.
Recado dado
Recentemente, Lula também teve encontro com os três ministros filiados ao MDB: Transportes, Cidades e Planejamento. Os três reafirmaram apoio ao presidente na disputa eleitoral de 2026.