A Sou do Esporte, fundada em 2015 pela jornalista Fabiana Bentes, atua para fortalecer o esporte como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico e promover a governança, combatendo a corrupção e abusos de poder no setor.
Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (24), a dirigente da organização afirmou que o esporte brasileiro precisa ser tratado de forma estratégica para atingir o completo potencial.
Segundo Bentes, o setor precisa de profissionais capacitados, independentemente de terem sido atletas, e de maior atenção à gestão.
A gente precisa pensar novamente no esporte como forma estratégica, em trazer pessoas capacitadas, independente se foram atletas ou não, para gestão. E transparência.
A especialista citou o tênis de mesa, a vela, o atletismo, o rúgbi e o vôlei como exemplos de boa gestão, além de destacar a importância da comunicação e da transparência para o devido funcionamento.
“O acesso à informação, a questão da internet, a questão disso rodar muito rápido, está trazendo maior informação aos patrocinadores”, afirmou.
Fabiana também reforçou que a manutenção do acompanhamento é essencial para garantir confiança e resultados consistentes.
Já não existe isso de o cara simplesmente fechar os olhos para o que ele está fazendo, porque é a reputação desse patrocinador. Ao mesmo tempo, para ele entrar na sua entidade, ele precisa ver resultado.
Importância da base e de novos talentos
A presidente ressaltou a importância de políticas públicas eficazes para manter jovens atletas no esporte desde a base.
“Eu sempre falo o seguinte: a criança, quando entra no esporte, é para não sair. Quando uma criança entra e sai por qualquer razão (...), é porque nós falhamos como políticas públicas. Então, eu acho que existe uma construção intersetorial aí para o esporte brasileiro”, afirmou.
Bentes também comentou sobre o impacto de mudanças na Lei de Incentivo ao Esporte e da descoberta de novos talentos.
O Marco La Porta, o atual presidente do Comitê Olímpico do Brasil, fala muito sobre essa questão da descoberta de talentos. A gente tem um problema hoje de: daqui a 8 anos, será que a Rebeca Andrade vai estar lá? E a gente precisa cuidar dos que estão começando. Então, é um impacto já na base, já onde a gente precisa desenvolver.
Fabiana enfatizou que o acompanhamento e o desenvolvimento contínuo são fundamentais para que o Brasil evolua no cenário esportivo, mantendo talentos e fortalecendo a governança.
CNN Esportes S/A
Com Fabiana Bentes, presidente da Sou do Esporte, o CNN Esportes S/A chega à 105ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.