Previsão do tempo: com chegada de frente fria, RMC terá semana marcada por pancadas de chuva e ventos fortes

Fundo

Depois do calorão no final de semana, termômetros voltarão a cair e região pode ter “sensação de frio”. Defesa Civil emitiu alerta sobre “temporais com rajadas de vento nas próximas horas”.

A segunda-feira (22) amanheceu sob céu encoberto, com chuvas e trovoadas na Região de Campinas (SP). Depois de um domingo (21) de calor intenso e termômetros acima dos 30ºC, a expectativa para a semana é de tempo ameno.

De acordo com especialistas do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), os próximos dias devem ser marcados por pancadas de chuva com ventos, o que pode causar a sensação de frio.

Às 13h53 desta segunda, a Defesa Civil emitu um alerta severo para a região de Campinas, sobre a aproximação de temporais com rajadas de vento e risco de queda de árvore e destelhamento.

Defesa Civil emitiu alerta sobre risco de temporais com rajadas de vento em Campinas e região na tarde desta segunda (22) — Foto: Reprodução

Defesa Civil emitiu alerta sobre risco de temporais com rajadas de vento em Campinas e região na tarde desta segunda (22) — Foto: Reprodução

☔ A seguir, veja a previsão do tempo e entenda o que provocou a mudança no tempo.

Como fica o tempo na região de Campinas

⛈️ Segunda-feira (22) – mín. 22ºC, máx. 27ºC: são esperadas chuvas volumosas e bem distribuídas por toda a região, com maior intensidade no período da tarde. Pode haver granizo e rajadas de vento.

☁️ Terça-feira (23) – mín. 15ºC, máx. 26ºC: nebulosidade variável. O tempo deve firmar ao longo do dia, com abertura de sol a tarde, mas os ventos devem soprar com intensidade de moderada a forte.

⛈️ Quarta-feira (24) – mín. 15ºC, máx. 27ºC: maior presença de nuvens ao longo do dia e possibilidade de chuvas localmente fortes. Há previsão de raios e rajadas de vento.

❄️ Quinta (25) e sexta (26) – mín. 12ºC, máx. 23ºC: a entrada do ar frio, de origem polar, deve fazer as temperaturas caírem mais.

Frente fria acompanha chegada da primavera

Segundo o Cepagri, as chuvas desse início de semana são decorrentes da condição pré-frontal, caracterizada por um intenso transporte de calor e umidade da região amazônica.

O fenômeno, que reforça as áreas de instabilidade, deve se intensificar ao longo do dia à medida em que a frente fria se aproxima e avança sobre o estado de São Paulo.

A mudança no tempo marca a chegada da primavera, que começaou oficialmente às 15h19.

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0%