Queda de temperatura e risco de temporal: o que esperar do tempo nos próximos dias

Fundo

Instabilidade segue nos próximos dias, com pancadas de chuva e temperaturas mais baixas.

A quinta-feira (30) será marcada por tempo fechado, chuva e queda de temperatura em Campinas, segundo o Climatempo. A chegada de uma frente fria mantém o tempo instável em todo o estado e traz pancadas a qualquer hora do dia, que podem ser fortes, com raios e ventania, em curtos períodos.

Os ventos frios e úmidos vindos do mar ajudam a reduzir as temperaturas e deixam o tempo encoberto. Em Campinas, a mínima prevista é de 17°C e a máxima não deve passar dos 21°C. A umidade do ar varia entre 83% e 89%, e há alta probabilidade de arco-íris durante aberturas de sol entre as nuvens.

Queda de temperaturas e chuva: veja a previsão do tempo

Na sexta-feira (31), o tempo segue instável, com chuva de manhã e no começo da tarde. As nuvens diminuem ao longo do dia e o sol aparece de forma tímida. As temperaturas sobem um pouco, com mínima de 16°C e máxima de 22°C, e a umidade fica entre 80% e 94%. Os ventos sopram do sudeste, com intensidade de 7 km/h.

O sábado (1º) será de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura aumenta, variando de 16°C a 26°C, e a umidade do ar se mantém alta, entre 71% e 98%. O vento será fraco, vindo de leste-sudeste a 4 km/h, e o Climatempo também indica alta probabilidade de arco-íris.

No domingo (2), o tempo volta a ficar totalmente nublado, com chuva persistente ao longo do dia e da noite. Há previsão de temporal à tarde, com acumulado estimado em 16,1 mm. As temperaturas variam de 19°C a 23°C, e a umidade continua elevada — entre 87% e 95%.

De acordo com o Climatempo, a lua estará na fase crescente e o nascer do sol ocorrerá por volta das 5h23, com o pôr do sol perto das 18h20 durante todo o período.

Outubro termina com aumento da chuva sobre o Brasil

De acordo com o Climatempo, A última semana de outubro de 2025 terá um aumento das condições para chuva em grande parte do país. A passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste, combinada com a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, vai permitir uma distribuição de ar úmido pelo interior do país e a formação de muitas áreas de instabilidade, que devem provocar chuva frequente e muitas nuvens até o final do mês de outubro.

O mapa acima mostra a estimativa da distribuição da chuva acumulada sobre o Brasil entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025. Em vários locais do Norte, do Centro Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil deve chover pelo menos 50 mm ao longo dessa semana. Mas não se pode descartar que, em alguns locais, o volume de chuva até se aproxime dos 100 mm.

Chuva também em novembro

As condições para a chuva em novembro tendem a aumentar sobre quase todo o Brasil. A expectativa é de formação de corredores de umidade que devem provocar chuva frequente sobre grande parte do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste do Brasil, da Bahia e do Paraná, ainda segundo o Climatempo.

Outubro em Campinas tem temperaturas dentro da média e chuvas irregulares

Os dados da Estação Meteorológica do Cepagri mostram que, historicamente, outubro em Campinas apresenta temperatura média de 23,7 °C e chuva acumulada de 117,1 mm, distribuída em cerca de 8 dias chuvosos. É um mês de transição para o período mais úmido do ano, com aumento gradual das temperaturas e retorno das pancadas de chuva típicas da primavera.

Nos últimos 31 dias, no entanto, as chuvas ficaram abaixo da média e ocorreram de forma irregular, concentradas em poucos episódios — o mais intenso em torno do dia 19 de outubro, quando o volume diário passou de 30 mm. Nos demais dias, a precipitação foi baixa ou inexistente.

temperatura média variou entre 21 °C e 26 °C, comportamento considerado dentro da normal climatológica para o período. Após uma queda acentuada na metade do mês, os termômetros voltaram a subir nos últimos dias, acompanhando o avanço da primavera e o aumento da radiação solar.

De acordo com o Cepagri, o padrão observado reforça a tendência de instabilidade e aquecimento progressivo nas próximas semanas, com o início do período chuvoso previsto para novembro e dezembro, meses que registram médias históricas de 167 mm a 209 mm de chuva e temperaturas próximas dos 24 °C.

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0%