Reclamações sobre Mário Gatti e Ouro Verde crescem nos últimos 5 anos; veja principais motivos

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Dados obtidos por meio da LAI também apontam crescimento nas manifestações registradas pelas ouvidorias das unidades.

As reclamações registradas pelo 156 da Prefeitura de Campinas sobre os hospitais municipais Doutor Mário Gatti e Ouro Verde aumentaram nos últimos cinco anos. Entre os principais motivos estão a espera por cirurgias, consultas desmarcadas e demora no atendimento.

Os dados foram obtidos pela EPTV por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação) e também apontam crescimento nas manifestações registradas pelas ouvidorias das duas unidades.

Hospital Mário Gatti

As solicitações registradas no Mário Gatti pelo 156 cresceram de 165 em 2021 para 336 neste anomais que o dobro em quatro anos. Destas, 237 são reclamações, contra 101 registradas em 2021.

Os principais motivos envolvem espera por cirurgia, demora no atendimento, consultas desmarcadas e críticas a profissionais e procedimentos. Veja, abaixo, as reclamações:

  1. Espera cirurgia
  2. Consulta desmarcada
  3. Demora no atendimento
  4. Reclamação sobre médica, dentista, assistente social
  5. Reclamação sobre funcionário
  6. Reclamação procedimento
  7. Dificuldade de realizar exame
  8. Falta funcionário
  9. Críticas

As manifestações na ouvidoria também aumentaram de forma significativa, passando de 113 em 2021 para 514 em 2024. Até setembro deste ano, já foram 398 registros.

As principais manifestações em deste ano são relacionadas a atendimento (31,66%), cirurgias (24,87%), exames (15,33%), reavaliações (9,3%) e consultas médicas (8,54%).

Os casos registrados pela ouvidoria não fazem distinção entre o que é reclamação, sugestão ou elogio.

Hospital Municipal Ouro Verde

No Ouro verde o aumento segue a mesma tendência. As solicitações registradas no 156 sobre o Hospital Ouro Verde subiram de 93 em 2021 para 220 em 2024. Até 15 de setembro deste ano, já foram 211 registros. Do total, a maior parte é de reclamações – que passaram de 68 em 2021 para 167 em 2025, um aumento de 145% em cinco anos.

Entre os principais motivos estão a espera por cirurgia, consultas desmarcadas, demora no atendimento, reclamações sobre triagem, falta de profissionais e dificuldade para realizar exames.

  1. Espera cirurgia
  2. Consulta desmarcada
  3. Demora no atendimento
  4. Reclamação triagem
  5. Reclamação sobre médica, dentista, assistente social
  6. Reclamação sobre funcionário
  7. Reclamação procedimento
  8. Dificuldade de realizar exame
  9. Falta funcionário
  10. Críticas

A ouvidoria do hospital também registrou alta: foram 98 manifestações em 2021 e 235 até setembro de 2025. Neste ano, os principais temas são atendimento (27,23%), exames (20,43%), cirurgias (15,32%), consultas médicas (12,77%) e reavaliações (9,36%).

O que diz a Prefeitura

À EPTV, a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar informou que o número de reclamações representa menos de 1% dos procedimentos realizados pelos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde.

Segundo a nota, a quantidade de procedimentos realizados entre 2021 e 2024 aumentou 89,7%,  passando de 1.769.953 para 3.357.228.

A rede destacou que a proporção de reclamações é considerada baixa diante do volume de atendimentos e da complexidade dos serviços prestados, já que os hospitais funcionam como porta aberta para a população.

A administração também negou que tenha ocorrido redução no número de médicos. De acordo com o levantamento, em 2016 havia 1.137 médicos, e em 2024 o número subiu para 1.802 profissionais, um aumento de 58,5%.

Em relação às cirurgias eletivas, houve um crescimento de 7.370 em 2023 para 8.590 em 2024 nos dois hospitais. A rede informou ainda que está reorganizando as filas de cirurgias eletivas com apoio de especialistas e novas tecnologias, com o objetivo de tornar o processo mais ágil e eficiente.

A Rede Mário Gatti ressaltou que está em processo constante de escuta e aperfeiçoamento, reforçando o compromisso com a transparência, segurança do paciente e qualidade da assistência.

Como funciona o 156

Os atendimentos pelo 156 da Prefeitura de Campinas podem ser feitos de diferentes formas:

  • Por telefone: das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira;
  • Presencialmente: no Espaço Cidadão, localizado na Av. Anchieta, 200, Térreo – Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta;
  • Nos postos Agiliza Campinas — Campo Grande, Ouro Verde, Nova Aparecida, Barão Geraldo e Sousas — das 8h às 16h, de segunda a sexta;
  • Pelo site Requerimentos Campinas, com atendimento 24 horas; https://requerimentos.campinas.sp.gov.br/externo/login
  • Pelo WhatsApp 156 (2116-0156), também disponível 24 horas por dia.

Telefones:

  • 156 (para ligações dentro de Campinas)
  • (19) 3755-6010 (para ligações de outras cidades)
  • (19) 2116-0156 (WhatsApp)

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