Sabatina para o STF: Messias deve enfrentar Senado dividido

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), deve enfrentar um cenário de divisão durante sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A apuração é do CNN 360º.

"As chances de Messias podem aumentar a depender dos integrantes suplentes que votarem no lugar dos titulares", afirma Iuri Pitta, no CNN 360º: "Considerando apenas os titulares da CCJ, o cenário mostra equilíbrio entre oposição e aliados do governo Lula".

Diante deste panorama, a articulação governamental precisará trabalhar minuciosamente cada voto para garantir a aprovação do indicado.

Definição da data

A data para a realização da sabatina ainda não foi estabelecida. A definição do calendário depende de um acordo a ser firmado por Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá.

Vale ressaltar que Alcolumbre defendia inicialmente a indicação de Rodrigo Pacheco, do PSD de Minas Gerais, para a vaga que se encontra em aberto desde o mês anterior, quando o ex-ministro Luiz Roberto Barroso anunciou sua aposentadoria.

A composição final da votação poderá sofrer alterações significativas dependendo da participação dos membros suplentes, que eventualmente substituirão os titulares durante o processo de avaliação do indicado.

0%