
A Stellantis anunciou um recall para os modelos Peugeot 208 (hatch) e 2008 (SUV). O reparo envolve a substituição do conjunto da bomba de alta pressão, que, em caso de falha, pode causar incêndio no veículo.
“Foi detectada uma possível não conformidade na fixação da bomba de alta pressão, o que pode provocar vazamento de óleo do motor ou de combustível, com risco de incêndio caso ocorra o contato com componentes do compartimento do motor que operem em alta temperatura, potencializando a ocorrência de acidentes com danos materiais, físicos ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros”, diz o grupo em nota.
Os modelos Peugeot 208 e 2008 incluídos no recall pertencem às linhas 2024 e 2025, com os seguintes intervalos de chassi:
Proprietários dos modelos Peugeot com os chassis indicados devem procurar uma concessionária para realizar a vistoria. De acordo com a fabricante, o serviço leva cerca de duas horas.
Assim como em outros recalls, o serviço e a mão de obra são oferecidos gratuitamente ao proprietário do veículo.
Antes deste recall, outras marcas do grupo também foram incluídas em campanhas de reparo programado ao longo deste ano.
As mais recentes são:
Recall dos Fiat Pulse, Argo e Fastback de 2025 para possível falha na fabricação do cinto de segurança que pode, eventualmente, ocasionar falta de retenção dos ocupantes em acidentes. O reparo, segundo a Fiat, leva cerca de duas horas.
Estão listados os chassis:
Outro programa da mesma fabricante foi emitido semanas antes, envolvendo o Pulse, Nova Strada e o Fastback ano modelo 2025 e 2026, dos seguintes chassis:
Para estes veículos, o problema identificado está na “possibilidade de obstrução no coletor de admissão, o que poderá ocasionar a evaporação de gases resultando em – casos extremos – uma possível situação de não conformidade com as normas de regência”, diz a Stellantis.
A picape Fiat Titano também foi listada no programa de recall da Stellantis. Para o ano modelo 2024 e 2025, o grupo identificou atrito dos chicotes do vão motor e da soleira, que podem ocasionar desde perda de potência, até o acionamento involuntário do airbag.
Em junho, a marca americana de picapes RAM também entrou na lista dos programas de recall da Stellantis.
O modelo listado é:
Segundo a fabricante, no ano modelo 2025 existe a “possibilidade de falha nos rolamentos das rodas dianteiras que afeta a leitura do sinal de velocidade, que – em casos extremos – poderá desativar o controle eletrônico de estabilidade do veículo (ESC), comprometendo as condições de dirigibilidade e aumentando o risco de colisão, potencializando a eventual ocorrência de danos materiais, físicos ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo ou terceiros”.
Outra marca do grupo em programas de recall deste ano é a francesa Citroën, com os seguintes carros:
Esses veículos são equipados com motor T3, ano-modelo 2025, enquanto o C3 Aircross abrange versões de 2023 a 2025. Em todos os casos, foi identificado um possível desalinhamento entre a turbina e o conversor catalítico, o que pode causar vazamento de gases para o interior da cabine.
Além destes, a Stellantis também conduz outros programas de recall no Brasil:
Publicar comentários (0)