Trump pretende se encontrar com Putin dentro de duas semanas

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (16) que espera se encontrar com o líder russo, Vladimir Putin, em breve, provavelmente "nas próximas semanas".

"Eu diria que dentro de duas semanas ou algo assim, bem rápido", disse Trump a repórteres na Casa Branca quando questionado sobre quando aconteceria o encontro com Putin na Hungria.

Mais cedo, Trump anunciou em uma postagem na Truth Social que teve uma conversa "produtiva" com Putin, acrescentando que se encontraria com o líder russo em um local combinado em Budapeste, na Hungria, "para ver se conseguimos encerrar esta guerra 'inglória' entre a Rússia e a Ucrânia".

O Kremlin confirmou os planos para tal encontro. "A vida toda fiz acordos. Acho que vamos fechar este, espero que em breve", disse Trump a repórteres mais tarde na Casa Branca.

A possível retomada nas negociações ocorreu enquanto o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se dirigia à Casa Branca para pressionar por mais apoio militar, potencialmente incluindo mísseis Tomahawk de longo alcance de fabricação americana.

Nos últimos dias, Trump parecia inclinado a conceder novo apoio a Zelensky.

No entanto, o tom conciliador de Trump após o telefonema à Rússia pareceu questionar a possibilidade de tal apoio no curto prazo e reacendeu os temores europeus de uma capitulação dos EUA diante de Moscou.

0%