O fim de semana promete ser de muita água em várias partes do Brasil, segundo a previsão da Climatempo. O destaque vai pro Nordeste, que deve receber os maiores volumes de chuva, mas o Sul, Sudeste e Norte também não ficam de fora.
O meteorologista Fábio Luengo explicou que uma área de baixa pressão, que começou a se formar em São Paulo na quarta-feira (9), deve se deslocar em direção ao Nordeste pelo oceano nos próximos dias.
“Sexta, sábado e domingo devem ser de chuva forte no interior do Nordeste, especialmente no centro da Bahia e até na região de Salvador”, disse ele.Mais pro norte da região, entre Ceará e Maranhão, a famosa ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) continua ativa, trazendo muita chuva. 🌀 Rapidinho, o que é a ZCIT? É o encontro de ventos perto da linha do Equador, responsável por muita chuva no Norte e Nordeste do Brasil.
☁️ Previsão por região:
🔽 Sul
- Sábado (12): Tempo firme e temperaturas amenas.
- Domingo (13): Chega uma nova frente fria, trazendo chuva forte pros três estados da região.
🌦️ Sudeste
- Sábado: Pode chover forte em alguns pontos, especialmente no Espírito Santo. Em Minas e no Rio, a chuva deve ser fraca, e em São Paulo quase nada.
- Domingo: A frente fria vinda do Sul pode mudar o tempo em São Paulo.
- Temperaturas: Mais fresquinhas durante todo o fim de semana.
🌡️ Centro-Oeste
- Depois de muita chuva durante a semana, o tempo dá uma trégua.
- Ainda pode chover forte em pontos isolados, inclusive no DF.
- O clima fica abafado nos dois dias.
☔ Norte
- A ZCIT continua mandando ver na chuva.
- Pará, Amapá, Amazonas e Roraima devem ter os maiores volumes.
- Acre, Rondônia e Tocantins também podem ter pancadas fortes.
- Tempo segue abafado no fim de semana.
🌊 E o tal do La Niña? Acabou!
Mesmo com essa previsão de chuva, o cenário deve começar a mudar nos próximos meses. Isso porque o La Niña chegou ao fim, segundo o órgão de meteorologia dos EUA (a Noaa), na quinta-feira (10). 💡 O que é o La Niña? É quando as águas do Pacífico Equatorial ficam mais frias que o normal (pelo menos 0,5°C a menos). Isso acontece a cada 3 a 5 anos e mexe bastante com o clima. 🌀 Efeitos clássicos do La Niña por aqui:- Mais chuva no Norte e Nordeste
- Menos chuva no Centro-Sul
- Sul com tempo mais seco
- Maior chance de entrada de massas de ar frio no país
“O Sul, por exemplo, pode passar a ter períodos de chuva e seca se alternando. Já no Norte e Nordeste, as chuvas devem começar a diminuir aos poucos”, explicam os meteorologistas da Climatempo.