Data celebra marco histórico envolvendo o estado de São Paulo; saiba os detalhes e entenda se será folga em SP
Dia 9 de julho é considerado feriado em todo estado de São Paulo. Na data, que cai na próxima quarta-feira, é comemorada a Revolução Constitucionalista. A celebração foi instituída pelo então governador Mário Covas, e é feriado desde 1997.
Por que é feriado estadual?
O feriado celebra o movimento armado que começou em 9 de julho de 1932 e que foi encabeçado pelo estado de São Paulo para que o Brasil tivesse uma nova Constituição. O levante era contra o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas.
Os paulistas lutaram contra as tropas dos demais estados brasileiros, encabeçados por Vargas, e perderam a guerra depois de quase quatro meses de batalha. Após os enfrentamentos, uma nova Constituição foi promulgada em 1934.
De acordo com números oficiais, o combate matou 934 paulistas, mas há registros informais de mais mortos. Em Campinas, o “Monumento aos Heróis de 32” homenageia os moradores da cidade que morreram no conflito. O mausoléu fica no Cemitério da Saudade.
Quais são os próximos feriados deste ano?
Setembro 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil (nacional)
Outubro 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida (nacional)
Novembro 2 de novembro (domingo) – Finados (nacional) 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República (nacional) 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra (nacional)
Dezembro 8 de dezembro (segunda-feira) – Dia da Padroeira de Campinas (municipal) 24 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de Natal (ponto facultativo após 14h) 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal (nacional) 31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após 14h)