No dia de sua independência, Ucrânia ataca Rússia com drones

Ucrânia intensifica ataques com drones em meio a impasse nas negociações de paz. Comemorações de independência são marcadas por declarações de apoio internacional e conflitos recentes em território russo.

Ucrânia ataca a Rússia em dia de independência

A Ucrânia lançou ataques com drones contra a Rússia neste domingo (24), durante as comemorações de seu 34º aniversário de independência.

Os festejos em Kiev contaram com a presença do enviado americano, Keith Kellogg, e do primeiro-ministro canadense, Mark Carney. O presidente Volodymyr Zelensky entregou a Kellogg a Ordem de Mérito ucraniana, reafirmando a busca pela paz com o apoio de seus aliados.

No entanto, as perspectivas para uma paz imediata foram dificultadas pelo ministro russo das Relações ExterioresSergey Lavrov, que descartou um encontro entre Putin e Zelensky.

A guerra, já com dezenas de milhares de mortos, permanece em impasse, apesar de recentes avanços russos em Donetsk. Neste domingo, um drone ucraniano foi abatido sobre a usina nuclear de Kursk, causando incêndio. Zelensky declarou: “É assim que a Ucrânia ataca quando seus apelos pela paz são ignorados”.

Não houve vítimas na usina, e o incêndio foi controlado. As autoridades russas informaram que conseguiram derrubar outros drones ucranianos.

Na costa do mar Báltico, 10 drones foram interceptados, provocando um incêndio em um terminal da Novatec, um grande produtor de gás liquefeito da Rússia. O exército ucraniano, que depende de drones, foca em infraestrutura petrolífera para prejudicar a receita de Moscou.

Além disso, a Rússia atacou a Ucrânia com mísseis e drones. Um ataque resultou na morte de uma mulher na região de Dnipropetrovsk.

O comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Sirski, anunciou a recuperação de três aldeias em Donetsk.

Para fortalecer a defesa aérea, a Noruega anunciou um financiamento de 7 bilhões de coroas para fornecer ao país dois sistemas antimísseis Patriot.

Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0%